Os motores de arranque diferem quanto os seus mecanismos de engrenagem. Existem três tipos. Vamos falar sobre eles agora:
1- Motor de Partida com Fuso de Avanço e Alavanca de Comando:
Este modelo é o que utilizamos para explicar as peças e o funcionamento pois é o tipo mais usado atualmente. Chama assim pois contém o garfo, a alavanca de comando que encaixa no pinhão e o move em direção a cremalheira. A alavanca mantém o pinhão encaixado até que seja desativada quando o motor principal entra em funcionamento.
Vantagens: Atende às necessidades do veículo e envolve menos peças para o trabalho. Se custo de manutenção é menor.
Desvantagens: É suficiente, mas a potência não é tão alta. Mudanças no carro podem interferir no seu funcionamento, como alterações na potência do motor.
Indicação: É ideal para carros comuns de passeio que não passam por alterações constantes no conjunto do motor e na parte elétrica.
2- Motor de Partida com Avanço do Pinhão por Haste Deslizante com Engrenagem Intermediária:
Neste caso, o acionamento do motor é feito em duas fases. Primeiro, quando você aciona a chave de ignição e, por consequência, o solenóide. Então o garfo empurra o pinhão contra a cremalheira ao mesmo tempo que o induzido aciona uma das bobinas, fazendo com que o pinhão gire o bastante para encontrar a cremalheira.
Depois, o induzido entra na segunda fase. O motor de partida recebe a corrente elétrica de acionamento. Quando o motor do carro pega, o solenóide é desenergizado, a força da mola de retorno empurra a alavanca de comando que traz de volta o pinhão. Neste modelo, costuma-se usar engrenagens intermediárias que promovem uma redução na rotação do induzido transmitida ao pinhão.
Vantagens: Este modelo garante que o pinhão volte para o seu lugar quando o motor é iniciado. Isso evita desgastes desnecessários e prolonga a vida útil do conjunto.
Desvantagens: É a tecnologia mais avançada em motores de arranque. Consequentemente também é a mais cara. Não costuma vir de fábrica em carros populares.
Indicação: É um tipo de motor de arranque indicado para motores linha pesada porque aguentam motores mais potentes.
3- Motor de Arranque com Fuso de Avanço e Engrenamento por Inércia:
Esse nome comprido classifica o mecanismo mais simples de motor. Ao energizar o motor, o fuso começa a girar livremente sem engrenar com a cremalheira do motor. Já o pinhão, não. Ele se desloca para a extremidade do eixo do induzido. Quando o pinhão junta com a cremalheira, o torque do motor de partida é transmitido e o motor do carro é acionado. Ao pegar, o motor principal supera a velocidade do motor de arranque, o que faz com que o pinhão seja forçado por ambos os lados. Essa força somada à tração das molas de retorno, tiram o pinhão da cremalheira.
Vantagens: Funciona de uma forma muito simples, dependendo de menos engrenagens o que o torna o mais barato.
Desvantagens: Também não vem de fábrica. É um modelo mais ultrapassado. Não possui nenhum mecanismo de segurança para a volta do pinhão. E tende a forçar muito essa peça, o que acaba rompendo o metal.
Indicação: É indicado para carros antigos que possuem um motor menos potente.
QUAL É A VIDA ÚTIL DO MOTOR DE ARRANQUE?
Você pode nunca precisar trocar o motor de arranque. Trata-se e um sistema pouco utilizado, só entra em funcionamento quando é dada a partida no carro e depois desliga. A sua duração está mais relacionada com os hábitos do motorista do que com o desgaste dos componentes conforme a quilometragem. Quanto maior a quantidade de partidas, maior o desgaste.
Em média, sob condições ideais, o motor de arranque pode durar até 50 mil quilômetros.
Em contrapartida ao pouco uso, o motor de arranque é a peça que mais consome eletricidade da bateria. Isso porque ele trabalha sem a ajuda do alternador – que gera energia para o veículo quando o motor principal está em funcionamento. Logo, falhas na ignição podem estar ligadas a fonte de energia do seu carro e não ao mal funcionamento desse sistema. Ao mesmo tempo, o mal-uso do motor de partida pode prejudicar a bateria do carro.
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