É comum que ocorram problemas no alternador, e que isso prejudique muito o veículo. Nem todos sabem como identificar e solucionar estes problemas, algo completamente comum, isto porque dentro do alternador existem diversas outras peças, e para consertar as falhas, precisamos conhecer cada peça e seu funcionamento.
Qualquer problema no alternador pode facilmente ser confundido com bateria fraca. Inclusive, a maioria dos sintomas são os mesmos:
- Luz da bateria acesa no painel quando o carro já estiver ligado: além de indicar alguma situação na bateria, esta luz também irá alertar para algum problema no alternador.
- Dificuldade em dar a partida no motor: o alternador também pode provocar esse sintoma. Sem a voltagem correta, o motor de arranque não é acionado e, por isso, fica complicado ligar o carro.
- Bateria fraca: Se seu carro é novo ou trocou a bateria recentemente, não é normal estar com ela fraca em pouco tempo. Certamente este é um problema no alternador.
Outros sinais são mais específicos para indicar defeitos nesta peça, como um barulho alto de correia arranhando, luz de bateria que acende e apaga sozinha no painel, oscilações na intensidade dos faróis e luzes internas quando o som estiver ligado.
Conheça algumas principais causas de problemas no alternador
Excesso De Eletrônicos
Uma das razões mais comuns que causam problema no alternador é o excesso de componentes eletrônicos no veículo. O carro sai de fábrica com uma bateria e um alternador que são suficientes para fornecer energia para todos os apetrechos instalados, como auto rádio, ar-condicionado, vidros e travas elétricas, alarmes e até sistema multimídia
Problemas Em Componentes Internos
Hastes, placa, rotor, bobina de cobre, polia, hélice de refrigeração. Estes são os principais componentes que existem dentro de um alternador e cada um deles pode apresentar defeitos em momentos diferentes, pois cada um tem sua função e, consequentemente, sua vida útil. Os mais comuns são defeitos na placa de tensão e no rotor.
Correia Desgastada
Sim, o alternador tem uma correia, assim como o motor. E ela precisa ser trocada segundo a quilometragem ou tempo de uso indicados no manual do veículo. Este é um problema no alternador muito comum, já que vários motoristas não se lembram ou se preocupam com a troca da correia, que acaba ressecando e se quebrando com o uso contínuo.
O que pode acelerar o desgaste do alternador?
Existem alguns comportamentos que ajudam a desenvolver problemas no alternador. O trânsito caótico de nossas cidades, com certeza, é um deles: o ato de acelerar e frear, andar e parar é prejudicial para todo o motor, inclusive pode causar problema no alternador. Especialmente se, combinado a isso, tivermos celulares sendo carregados, centrais multimídias e som ligados no carro.
Estradas sem pavimentação, de terra ou com excesso de poeira também são catalisadores do desgaste de várias peças, inclusive do alternador. É importante, fazer a limpeza do motor sempre que frequentar este tipo de caminho.
Problema no alternador é mais comum do que se pensa e, normalmente, não é nenhum bicho de sete cabeças. É uma peça que pode custar mais caro de acordo com o modelo do carro e com a amperagem necessária, mas vale o investimento, pois um alternador avariado pode ocasionar diversas falhas em outras peças do veículo e você acabaria gastando ainda mais. Consulte sempre um bom mecânico.
Aqui na AEC trabalhamos com diversas peças de alternadores e motor de arranque, temos nossa própria importação e garantimos a qualidade AEC Arranques e Alternadores.
Saiba mais no nosso site:
www.aecarranquesealternadores.com.br
Nos acompanhe também nas redes:
Instagram: https://www.instagram.com/aecarranquesealternadores_/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcFMXtRQeqLDa5V5U1WHgVQ