O sistema elétrico é responsável por alimentar todos os componentes elétricos carro. É composto, principalmente, pela bateria e pelo alternador.
Além das fiações e dos dependentes elétricos, o alternador é a peça que recarrega a bateria para fornecer energia para veículo.
Praticamente todas as peças do carros precisam de energia elétrica em algum momento para funcionar, ou dependem de outro componente que é acionado eletricamente.
Sendo assim, é impossível que o carro funcione sem energia. Por isso que a bateria arriada é um grande problema. Para você entender melhor, pense no funcionamento do motor de arranque, que faz o carro ligar e precisa da energia liberada quando a chave é girada.
Os itens que compõem o sistema elétrico são:
- Bateria
A bateria é quem fornece a corrente elétrica que alimenta o carro. Isso também inclui os sistemas de ignição e de combustão, que são responsáveis pela iniciação da combustão necessária para o motor a funcionar.
- Alternador
O alternador tem a função de gerar a energia necessária para que todos os equipamentos elétricos funcionem quando o motor estiver ligado. Ele também mantém a bateria carregada durante o uso. Ele funciona como um carregador de celular, fornecendo energia para a bateria enquanto ela vai sendo gasta durante o período que o carro está ligado. Ele é acionado por uma correia ligada ao motor.
- Sistemas dependentes e auxiliares
No sistema elétrico automotivo existem muitos consumidores. Alguns funcionam continuamente e outros por longo ou curto período de tempo. Os consumidores contínuos não podem parar de receber corrente elétrica do alternador ou da bateria. Eles estão totalmente ligados ao funcionamento do motor. Por exemplo, o sistema de injeção eletrônica pára completamente quando não recebe energia, consequentemente, o motor para também.
Atenção: O sistema de injeção funciona com baixa tensão. Mas, componentes como a bomba de combustível, precisam de 250W para funcionar e não podem parar – alta tensão.
Os consumidores de longa duração são os faróis, sistema de ar condicionado, desembaçador de vidro e rádio. Eles são consumidores que possuem potência elevada – os faróis consomem 110W da bateria, O ar condicionado, 120W.
Mas, os consumidores de curta duração consomem até mais de 50W e ficam ligados por bem menos tempo. Como os vidros elétricos, luz de freio, acendedor de cigarros e buzina.
Qual a vida útil do Sistema Elétrico?
O sistema elétrico do carro dá indícios quando está com defeito. Isso você percebe no dia-a-dia. Você pode sentir a partida pesada, luzes fracas dos faróis, rachaduras na bateria, líquido da bateria vazando, alternador muito exigido após a partida ou dificuldade de dar a partida após usar algum aparelho eletrônico (CD player, rádio, vidros elétricos ou ar condicionado). Assim que esses problemas aparecerem, encaminhe o carro a um especialista e revise todo o sistema elétrico.
A vida útil do sistema elétrico como um todo não pode ser definida. Isso porque os seus componentes principais possuem durabilidade própria. A bateria pode durar até 4 anos, algumas duram 2 ou menos, depende da qualidade da peça, dos hábitos de uso, da manutenção e instalação.
Já o alternador, não possui uma vida útil. A sua durabilidade vai depender da utilização da peça e dos hábitos de uso do motorista. A dica é fazer a manutenção preventiva a cada 10 mil quilômetros, assim, previne problemas.
Prestar atenção na luz de bateria também é importante. Ela sinaliza os problemas no alternador.
As fiações, e aparelhos dependentes da alimentação da bateria, não têm uma vida útil definida também. Vai depender das condições que as peças são submetidas e da qualidade dos itens.
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