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Motor de partida: Funcionamento e principais problemas

Motor de partida, também conhecido como motor de arranque é o responsável por fazer o motor principal dar os seus primeiros giros. Assim como o alternador, os motores de partida também são peças elétricas do veículo.

Quando surgiu o motor de arranque

O primeiro motor de arranque conhecido no mundo automotivo surgiu em 1912, em um Cadillac, nos Estados Unidos, e a partir de então, as mulheres começaram a possuir mais acesso aos automóveis da época, uma vez que para ligar um carro não era mais preciso ter força para girar a manivela. A Kombi foi um dos últimos carros que utilizou manivela em suas primeiras unidades. Mas só em 1927 passou a equipar os veículos dos fabricantes, e desde então o motor de partida equipa os carros até os tempos atuais.

Componentes do motor de partida

O motor de partida é formado por diversos componentes, como no caso dos mancais; dos impulsores de partida ou bendix; dos induzidos; da bobina; do suporte de escovas ou porta-escovas; e os solenóides automáticos ou também chamado de chave magnética.

Como funciona o motor de partida no veículo

Quando o motor de partida é acionado, é formado um campo magnético entre a bobina e o induzido, que é energizado pelo porta-escovas, que recebe energia direta da bateria do veículo. Quando isso ocorre, o campo magnético faz o bendix girar, ao mesmo tempo em que o automático de partida também recebe energia da bateria, empurrando a mola e atracando a engrenagem do bendix ao volante do motor, fazendo o motor girar.

Defeitos comuns no motor de partida

O motor de partida é uma peça com uma ótima durabilidade, porém o uso indevido pode trazer problemas e acarretar em um mau funcionamento do motor. Os defeitos comumente encontrados no motor de partida podem ser os seguintes:

Escovas gastas: é o defeito mais comum.
Pelo fato do material das escovas ser macio e condutor, quando a escova está desgastada, o motor parece estar girando com dificuldade, como se o motor de arranque pesado, ou até
mesmo nem gira. Neste caso é necessário fazer a substituição das escovas, o que é a manutenção mais barata do motor.

Chave magnética não atraca: quando isso acontece, ao acionar o motor de partida, só se ouve um barulho de “TEC” bem alto e mais nada acontece. A solução é a substituição por uma chave magnética ou solenóide do motor de partida nova.

Bendix patinando: Por ser a peça que entra em contato com a cremalheira ou volante do motor, ela sofre mais desgaste do que as outras peças do motor de partida. O sintoma do defeito é o barulho do bendix ou impulsor de motor de partida como se estivesse girando em falso, devido ao desgaste da engrenagem que está localizada no bendix.

Induzido: o induzido do motor de arranque tem seu desgaste e também se dá devido ao uso comum do carro. Tem o mesmo sintoma da escova gasta, o motor fica pesado, girando com
dificuldade. Na hora de fazer a manutenção, é recomendado a troca desta peça, pois com o desgaste, é natural que o problema venha a acontecer novamente.

Bubina de campo: Quando fecha curto e vira pesado.

Embuchamento: Que também tem os mesmo defeito do embuchamento, vira pesado, mesmo com a bateria apresentando estar em perfeito estado, faz parecer que o motor estragou totalmente, mas uma manutenção simples pode resolver a situação.

Planetária: Mesma defeito do Bendix, não atraca ou desliza, faz barulho e o carro não entra em funcionamento.

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