Rotação do motor: O alternador é acionado pela correia do motor, que está conectada ao virabrequim. Quando o motor está funcionando, a correia gira o rotor do alternador.
Indução eletromagnética: Dentro do alternador, o rotor é composto de um eletroímã ou ímã permanente. À medida que o rotor gira, ele cria um campo magnético em torno dele.
Bobinas do estator: Ao redor do rotor, há um conjunto de bobinas de fio de cobre fixas chamadas de estator. Quando o campo magnético do rotor passa por essas bobinas, ele induz uma corrente elétrica nelas, de acordo com o princípio da indução eletromagnética de Faraday.
Corrente alternada (AC): A corrente elétrica induzida nas bobinas do estator é inicialmente uma corrente alternada, pois a direção da corrente muda à medida que o campo magnético do rotor gira.
Retificação: Para que a corrente elétrica seja utilizável nos sistemas elétricos do veículo e para carregar a bateria, a corrente alternada gerada pelo alternador é convertida em corrente contínua por um conjunto de diodos retificadores dentro do alternador.
Regulação de tensão: Um regulador de tensão monitora a voltagem do sistema elétrico do veículo e controla a quantidade de energia que o alternador produz para garantir que a voltagem permaneça dentro dos limites seguros.
Distribuição de energia: A corrente contínua gerada pelo alternador é enviada para a bateria do veículo para recarregá-la e também alimenta os sistemas elétricos do carro enquanto o motor está funcionando.
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