Você já se perguntou o que acontece quando você vira a chave de ignição para dar partida no seu carro? Por trás desse simples gesto está um componente vital conhecido como motor de partida. Hoje, vamos aprofundar nosso conhecimento sobre a parte interna desse dispositivo essencial e entender os papéis cruciais desempenhados por seus diferentes componentes.
Cada uma das peças para motor de partida tem a sua finalidade:
- Carcaça: Parte central do motor, serve de apoio para as massas polares e se encaixa com as tampas. Pode ser composta por aço ou ligas leves;
- Massas polares: Pequenos blocos de liga de ferro e silício que, quando montadas nas bobinas de campo, formam seus núcleos;
- Bobinas de campo: Tem a função de formar campos magnéticos que permitem o funcionamento do motor;
- Induzido: Eixo com diversos componentes já instalados, tem papel fundamental no funcionamento do motor de partida;
- Suporte das escovas: Feito em chapa de aço, possui quatro alojamentos nos quais são inseridas as escovas, que são empurradas por molas sobre o coletor;
- Bendix ou Pinhão de engrenamento: Responsável pelo engrenamento do motor de partida com a cremalheira do volante;
- Solenoide ou Automático: Peça cilíndrica feita em chapa de aço, é responsável pelo acionamento do motor;
- Tampas: Feitas geralmente em aço, ferro fundido ou ligas leves, têm a função de servir de mancal para o eixo do induzido.
Ao compreender a interação desses componentes, ganhamos uma apreciação mais profunda pela engenharia por trás do processo de partida de um veículo. Na próxima vez que você ligar o carro, lembre-se dos bastidores que fazem tudo acontecer.
Nos acompanhe também nas demais redes:
Instagram: @aecarranquesealternadores_
Youtube: Aec Arranques e Alternadores