Como o motor de partida funciona apenas no momento em que o automóvel é ligado, ficando inoperante durante todo o tempo da direção, é difícil que ele e seus componentes apresentem algum problema. Isso faz com que as peças apresentem uma durabilidade maior do que a de outros componentes do carro.
Com o tempo, alguns defeitos podem acabar aparecendo, inclusive no induzido do motor de partida. Os principais sinais de que há algo errado com a peça é a presença de ruído metálico e a sensação de que o motor de partida está arrastando.
- Alguns aspectos:
Motor de partida arrastando
Se um cliente chegar à sua oficina informando que o motor de partida está arrastando ou passando uma sensação de peso, além de demorar para dar a partida no automóvel, é bem provável que o induzido tenha se desgastado. O problema pode tanto ser motivado pelo fim da vida útil da peça quanto por danos causados por outros equipamentos.
É necessário verificar atentamente se a falha está mesmo no induzido, pois a demora ao dar a partida no carro também pode acontecer se o pinhão ficar preso à cremalheira ou se as escovas estiverem gastas.
Barulho de metal
Pode acontecer de o motorista ouvir um ruído metálico quando o motor de partida é acionado. Nesse caso, a causa também pode ser um problema no induzido. O ruído aparece porque o pinhão bate no volante do motor, tornando necessário fazer a manutenção do sistema para evitar o desgaste em outras peças.
Caso isso aconteça, a dica é medir as espirais do induzido e realizar um teste para verificar se há um curto-circuito.
Nos siga também no instagram: @aecarranquesealternadores_
Conheça nosso site: www.aecarranquesealternadores.com.br