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Como identificar problema motor de partida?

Aqui vão algumas dicas de como você pode perceber problemas com no motor de arranque do seu carro de acordo com os barulhos:

Nenhum barulho mas o carro não pega!

Se nenhum ruído surgir quando você bater a chave, possivelmente é problema na bateria ou nas escovas, e o motor não está sendo energizado. As escovas ficam em contato com o induzido e são mais macias que as outras peças, é normal que gastem mais rápido. É possível consertar e não é caro.

Barulhos de metal batendo durante a partida

O pinhão está batendo no motor. Isso significa que o primeiro estágio da ignição foi cumprido, mas o próximo está com problema.Para saber o que é, meça as espirais do induzido de acordo com as especificações do fabricante. Faça um teste, na oficina, para ver se não existe curto-circuito no sistema. Se não for curto, potencialmente é problema com o induzido, devido à falta de rotação ou de contato com o solenóide. Terá que trocar o rotor.

Zunido muito forte durante a partida

Se o barulho for um zunido forte, o motor de partida deve estar girando solto – sem engatar no motor. Novamente, isso significa que houve o primeiro estágio da ignição mas não o segundo. O mesmo teste acima é indicado.

Estalos rápidos e contínuos durante a partida

Desgaste nos dentes do pinhão. Normalmente acontece quando a chave de ignição é mantida na posição por muito tempo depois que o motor está funcionando. Para isso, troque o pinhão.

Barulho de “enceradeira”

O pinhão é a peça que mais exerce esforço durante a partida. Nesse defeito a peça pode estar deslizando nas engrenagens. Deve ser trocada também.

Um “tec” vindo do motor

É um barulho contínuo durante a partida. Esse é o resultado de defeito no automático. Ou o parafuso que regula o curso do pistão precisa de ajuste ou a bucha de encosto do impulsor não está na posição correta. Vai precisar trocar a peça também.

Barulho muito grande na partida e motor falha ao ligar

Esse barulho pode ser causado pelo parafuso do automático. Às vezes essa peça se solta e começa a rodar no próprio eixo. A porca do cabo do positivo da bateria também pode ceder se for muito apertado. Para esses problemas, é melhor trocar o automático.

Barulho ao ligar

Alguns carros fazem um barulho ao ligar ou quando a chave de ignição é solta. Isso acontece por causa do desgaste da peça que atua como rolamento (a bucha), já que o motor de arranque não tem rolamentos para amortecer o impacto. A solução é substituir a peça.

Entender como funciona o sistema de arranque do seu carro faz muita diferença para conseguir identificar se os barulhos e falhas são mesmo sinais de defeito neste motor. Desta forma, você pode recorrer ao seu mecânico de confiança a tempo antes que seja tarde demais.

Agora que você sabe como identificar certos problemas no motor de arranque, será mais fácil recorrer ao seu mecânico de confiança a tempo antes que seja tarde demais.

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