Função do induzido do motor de partida
O induzido funciona como um motor elétrico, utilizando a reação de eletroímãs para exercer seu trabalho. Ele fica próximo ao bendix e à bobina e age como condutor para a onda elétrica, de modo que ela circule e faça com que os demais componentes trabalhem de forma correta.
Para entender como o induzido opera, é necessário observar o funcionamento do motor de partida como um todo. Confira:
- Quando o motorista gira a chave da ignição, um campo magnético é criado no motor de partida;
- Com o magnetismo, a bobina e o induzido começam a se movimentar;
- Esse movimento faz com que o solenóide fique energizado e pressione o pinhão;
- O pinhão então se conecta à cremalheira do volante do motor, que começa a virar;
- Por fim, o movimento do motor principal é iniciado e dá seus primeiros giros, fazendo com que o carro funcione.
Com isso em mente, podemos dizer que a função do induzido é imprescindível para o motor de partida. Afinal, sem essa peça, a onda elétrica não seria conduzida pelos demais componentes, de modo que o solenóide não ficaria energizado e as outras etapas necessárias para o impulso inicial do motor principal não ocorreriam.
Sinais de problemas no equipamento
Cedo ou tarde, toda peça do carro acaba apresentando defeitos ou desgastes. A situação do induzido do motor de partida não é diferente, e os motivos para os problemas são inúmeros.
Existem causas principais de defeitos no equipamento.
São elas:
- O desgaste natural da peça,
- O uso constante do arranque e o bendix preso ao volante. Quando isso acontece, a direção é afetada e barulhos começam a aparecer.
Manutenção do induzido
Em geral, o motor de arranque apresenta problemas com uma frequência bem menor do que os demais itens do veículo. Em comparação com o restante do carro, seu funcionamento é muito menos frequente — afinal, ele se dá apenas no momento da partida. Nesse sentido, os componentes do motor de partida geralmente apresentam uma vida útil bastante longa.
Em relação ao induzido, caso surja algum problema, é bem provável que ele esteja muito danificado e que seu campo magnético esteja comprometido. Nesse caso, não há alternativa: a única solução é trocar a peça inteira.
Com a troca, é possível evitar novos defeitos e garantir o bom funcionamento do carro. Abaixo, listamos algumas dicas na hora da manutenção na oficina:
- Como os sinais de problemas no indutor são parecidos com os de defeitos na escova, é preciso verificar ambos os componentes para se certificar de onde está a falha;
- Se o cliente reclamar de um barulho de metal, a orientação é medir as espirais do induzido e testá-lo para verificar se há um curto-circuito;
- Se ao desmontar o motor de partida e retirar o indutor você perceber que as peças estão sujas, utilize um pano seco para retirar o acúmulo de sujeira.
Como evitar desgastes no induzido
Para evitar problemas no induzido, as recomendações são as mesmas para evitar desgastes no motor de partida como um todo. A primeira é manter a bateria sempre em boas condições. Além disso, é preciso ter cuidado na hora de dar a partida e sempre voltar a chave à posição inicial em caso de acionamento manual.
Quando o motorista passa mais de 10 segundos forçando a ignição, o calor gerado pode causar o superaquecimento e até mesmo a queima do induzido e do solenóide. Em caso de dificuldade para dar a partida, oriente os motoristas a aguardarem ao menos 30 segundos entre cada tentativa.
Como você conferiu, um carro dificilmente vai precisar passar por trocas sucessivas do induzido do motor de partida. No entanto, quando um problema acontece, o automóvel começa a emitir diversos sinais de que é o momento certo de substituir a peça.
Durante a manutenção, lembre-se de que contar com peças de qualidade é essencial, pois apenas assim é possível garantir o bom funcionamento do veículo. E, nesse momento, a AEC pode ajudar você!
Nos acompanhe também pelo instagram:https://www.instagram.com/aecarranquesealternadores_/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCcFMXtRQeqLDa5V5U1WHgVQ