Esse componente é vital para que um carro possa rodar. Mas, qual a função do
alternador? Para que serve?
Venha com a gente aprender tudo sobre o funcionamento dessa peça fundamental:
Antigamente, os automóveis ao invés do alternador, possuíam o chamado dínamo, para converter energia mecânica em eletricidade, mas sua eficiência era baixa, ainda mais quando o sistema elétrico era de apenas 6 volts.
Os automóveis atuais contam com vários acessórios que funcionam através de eletricidade. Esse é o caso do rádio, do motor de partida e das lâmpadas utilizadas nos faróis e lanternas, que precisam da bateria automotiva para funcionar. No entanto, o alternador de carro também é uma peça importante para manter os componentes do veículo funcionando.
Entretanto, você entende tudo sobre alternador de carro? Neste post, você vai aprender o que é um alternador automotivo, qual é a função deste item, para que serve o regulador de voltagem do alternador e qual é a função da correia. Você também vai aprender para que serve a polia do alternador. E aí, quer ficar por dentro do nosso artigo? Então, acompanhe a leitura!
O que é um alternador de carro?
Responsável por converter energia mecânica em energia elétrica, o alternador é fundamental para o funcionamento adequado do veículo. O alternador automotivo também tem a função de carregar a bateria automotiva.
Qual a função do alternador de um veículo?
A máquina também serve para alimentar os equipamentos elétricos instalados no carro, além do sistema de ignição eletrônica quando o motor estiver em funcionamento. O alternador trabalha movido a uma correia e necessita de uma rotação que varia de modelo para modelo. Desta maneira, ele começa a gerar eletricidade.
Para que serve o regulador de voltagem do alternador?
Ele é um dispositivo eletrônico que ajusta a tensão de saída de energia do alternador para a bateria. É importante ressaltar que o regulador funciona com carga de 10% a 15% maior que a tensão de saída. Assim, a carga ficará entre 13,8V e 14,8V, num circuito elétrico de 12 volts padrão. Mas qual é a necessidade de ajustar a tensão de saída para a bateria? O alternador gira acompanhando o motor e gera energia conforme a rotação varia, com tensão média de 14,4V. É nesse momento que o regulador faz com que a tensão varie menos, evitando danos ao sistema elétrico do veículo.
Sendo assim, o regulador de tensão fornece a voltagem adequada para a bateria e para o sistema eletrônico do veículo em todas as faixas de rotação.
Qual é a função da correia do alternador?
A correia do alternador tem como principal função colocar o alternador em atividade, através de um acoplamento de polias, peça que gera a energia para a bateria do carro. Se ela arrebentar, a bateria não irá carregar e, em breve, o carro irá parar de funcionar. No entanto, para que isso não aconteça, recomenda-se fazer a revisão a cada 10 mil quilômetros rodados.
É bom que você saiba que as correias têm grande importância em qualquer tipo de automóvel, seja modelos mais populares ou luxuosos. Dependendo do veículo e da montadora, a correia do alternador pode ter outras funções além de fazer o dispositivo funcionar.
Para que serve a polia do alternador?
A polia do alternador passa o giro do motor do automóvel para o alternador de carro por meio de uma correia. Esse componente está acoplado a um eixo que gira o interior do alternador (rotor) que transforma energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.
No entanto, para evitar surpresas desagradáveis, tanto a polia, quanto o alternador, devem ser examinados toda vez em que o motorista perceber que a lâmpada de carga no painel de instrumentos está ligada. A lâmpada de carga é representada
pelo desenho de uma bateria.
Defeitos comuns em um alternador de carro
Também é importante estar atento a alguns defeitos corriqueiros que acontecem com o alternador de carro, para que você não confunda nenhum desses problemas com o mal funcionamento de outras peças:
Rolamentos desgastados
São eles que possibilitam o giro dos dos componentes do alternador sobre o eixo e, com o tempo, acontece de iniciar um atrito entre as peças que pode causar muitos danos.
Estator
Normalmente um problema com o estator é consequência do excesso de esforço a que o alternador é submetido. Ou seja, qualquer motivo que faça o alternador trabalhar mais do que deveria, como a bateria descarregada e outros usos indevidos.
Mesa Retificadora de Diodos
Geralmente um defeito na mesa retificadora é resultado de uma chupeta na bateria. Tanto pela realização mal executada, quanto por um curto circuito causado pelo processo em si.
Rotor
Entre os componentes do alternador estão as escovas, que sofrem boa parte do desgaste natural do funcionamento da peça. Além das escovas, danos no coletor também podem prejudicar o rotor.
Além disso, ficar em dia com a manutenção preventiva do automóvel também é importante. Afinal, é nessa manutenção que você irá evitar problemas futuros do seu possante.
Como você pode ver, o alternador de carro é uma máquina chave para o funcionamento do automóvel. Ele é um componente que transforma a energia mecânica do motor a combustão em energia elétrica. O dispositivo também recarrega a bateria do seu carro, tornando mais eficiente a peça. Portanto, fique de olho em seu alternador e, caso, ele apresente algum tipo de problema, procure
um mecânico da sua confiança!
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